Proteja-se contra Pneumonia com a vacina certa
Postado em: 13/11/2023
A Pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. É uma doença comum, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado.
A pneumonia pode ser leve ou grave, e pode levar a complicações sérias. Hoje vamos conversar, portanto, sobre como funciona a vacinação para essa doença. Tenha uma boa leitura!
Quais as vacinas que protegem contra pneumonia na infância?
Existem duas principais vacinas que podem ajudar a proteger crianças da pneumonia: a vacina pneumocócica conjugada e a vacina pneumocócica polissacarídica. Saiba mais sobre elas!
Vacina pneumocócica conjugada
A vacina pneumocócica conjugada é uma vacina que protege contra cerca de 10 sorotipos (tipos) de pneumococos, que são as bactérias mais comuns que causam pneumonia. Ela é administrada em três doses, geralmente aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 12 meses de idade.
Essa vacina é muito eficaz na prevenção dessa doença. Estudos mostram que ela pode reduzir o risco de pneumonia em crianças em até 90%. A vacina também é eficaz na prevenção de outras doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como meningite, otite média e sepse.
A vacina pneumocócica conjugada é recomendada para todas as crianças, mas é especialmente importante para aquelas com maior risco de pneumonia, como:
- Crianças com menos de 2 anos de idade;
- Crianças com doenças crônicas, como asma, doença cardíaca ou doença pulmonar;
- Crianças que vivem em áreas com alta incidência de pneumonia.
Vacina pneumocócica polissacarídica
A vacina pneumocócica polissacarídica é uma vacina que protege contra 23 sorotipos de pneumococos. Ela é administrada em uma dose única, geralmente aos 2 anos de idade ou mais.
A vacina pneumocócica polissacarídica é menos eficaz do que a vacina pneumocócica conjugada, mas ainda pode ajudar a proteger crianças da pneumonia. Estudos mostram que ela pode reduzir o risco de pneumonia em crianças em até 70%.
A vacina pneumocócica polissacarídica é recomendada para crianças com maior risco de pneumonia, como:
- Crianças com mais de 2 anos de idade;
- Crianças com doenças crônicas, como asma, doença cardíaca ou doença pulmonar;
- Crianças que vivem em áreas com alta incidência de pneumonia.
A criança pode tomar as duas vacinas?
Sim, as crianças podem tomar as duas vacinas e isso é recomendável. A combinação das duas oferece uma proteção mais ampla contra as infecções pneumocócicas, incluindo a doença pneumocócica invasiva (DPI), que é uma infecção grave e perigosa.
Não há contraindicações para a vacinação de crianças com as duas vacinas. No entanto, é importante consultar um médico antes de vacinar crianças com condições de saúde que podem aumentar o risco de reação alérgica, como asma ou alergias graves a outros medicamentos.
Qual a importância da vacinação?
A vacinação é a melhor forma de proteger crianças da pneumonia. As vacinas podem ajudar a prevenir doenças graves e até mesmo a morte.
Os pais devem conversar com o médico sobre as vacinas recomendadas para seus filhos. O pediatra poderá fornecer informações mais detalhadas.
Além da vacina, quais fatores ajudam a prevenir a pneumonia?
Além da vacinação, existem outros fatores que podem ajudar a proteger crianças da pneumonia, como:
- Higiene: lavar as mãos com frequência pode ajudar a prevenir a disseminação de germes;
- Evitar contato com pessoas doentes: Se possível, é importante evitar o contato da criança com pessoas que estejam doentes. Além disso, se a criança for quem está doente, é importante evitar contato com outras pessoas para evitar a disseminação da doença.
A prevenção da “Pneumonia” é importante para garantir a saúde e o bem-estar das crianças. A vacinação é a melhor forma de proteger os pequenos.
Vale lembrar que, em casos de pneumonia, é importante que o tratamento da criança conte com um pneumologista além do pediatra. Nesses casos, a Dra. Nathália pode atuar em conjunto com especialistas da pneumologia.Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho da Dra. Nathália, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!